Analisando questões pedagógicas, sentiu-se a necessidade de realizar um
projeto que envolvesse não apenas professores, coordenação e
direção da escola, mas principalmente alunos e pais no combate a ações que prejudicam a aprendizagem, oportunizando que todos
os alunos passem por média, à medida que cada situação seja
estudada, pensadas e executadas coletivamente metas e estratégias de
solução.
Objetivo Geral
Melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, considerando a
proficiência, taxas de aprovação, reprovação, abandono e o IDEB.
Objetivos específicos
- Sensibilizar alunos e pais quanto à importância do envolvimento e compromisso dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem;
- Aumentar o índice de participação dos pais no acompanhamento da aprendizagem dos filhos
- Desenvolver o conceito de Responsabilidade Compartilhada na escola, onde todos têm direitos e deveres quanto ao processo de ensino e aprendizagem;
- Auxiliar os professores na gestão do processo de ensino e aprendizagem para obtenção de melhores resultados;
- Oportunizar o desenvolvimento da autonomia dos alunos através de atividades artísticas e culturais que trabalhem valores e cidadania;
- Cultivar a prática de atitudes saudáveis que demonstrem respeito mútuo e preservação do espaço escolar;
- Estudar coletivamente o regimento e o PPP com todos os segmentos da escola, possibilitando o conhecimento das concepções, diretrizes e normas que norteiam o trabalho pedagógico e administrativo, tornando-se corresponsáveis por sua avaliação e atualização;
- Analisar coletivamente as taxas de aprovação, reprovação e abandono, os índices do IDEB e a proficiência dos alunos nos anos iniciais e finais, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, mostrando a necessidade de realização desse projeto.
- Aumentar a taxa de aprovação em 10% e diminuir as taxas de reprovação e abandono respectivamente em 10 e 5%;
- Elevar os índices do IDEB em 0,5 pontos percentuais nos anos iniciais e 1,5 nos anos finais;
- Aumentar a proficiência passando dos níveis intermediário para o adequado, suficiente para o desejável e do crítico para o intermediário;
- Possibilitar que todos os alunos passem por média, desprendendo o esforço necessário para tal;
- Realizar cerimônia de conclusão do projeto com socialização dos resultados obtidos e premiação para as turmas e alunos que se destacarem no processo. (A ser agendada)
Desenvolvimento
O presente projeto será desenvolvido durante todo o 2º semestre de
2013, iniciando com sua socialização e possíveis ajustes com toda
comunidade escolar. Será apresentado e discutido em momentos
diversos, com os alunos, com os professores no planejamento e com os
pais em reuniões. Desta forma realizaremos a adesão ao projeto,
esta se expressará pelo início das atividades, onde cada turma
ficará responsável pela execução do mesmo como monitores do dia,
podendo utilizar a rádio, cartazes, teatro, dança, ou qualquer
outro meio que evidencie o que é ser um aluno nota 10. No mês de
novembro haverá uma culminância onde serão apresentadas atividades
sobre os valores humanos e que se destacaram na execução do
projeto, realizadas pelos alunos do fundamental I e II.
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